15 de Outubro - Dia do Professor

Tudo começou em 15 de outubro de 1827. Neste dia D. Pedro I baixou um Decreto Imperial e criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto discutia também pontos importantes, como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas ainda não foi nesse período que a data de comemoração foi criada e muito menos que essas ideias avançadas foram colocadas em prática. Somente em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Primeiramente partiu de um grupo de professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo que se reuniam neste dia para uma confraternização e como a ideia teve sucesso, outras escolas da cidade fizeram o mesmo, até que foi instituído como data comemorativa nacional.
Será que só aqui em nosso país essa data é comemorada? Não! A grande maioria dos países reconhecem a importância do professor, veja só:
Na Índia o dia do professor é comemorado em 5 de setembro, por ser o dia de aniversário de um ex-presidente e também professor Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Não há feriado, mas deve ser bem divertido, pois todos vão para a escola da mesma forma, mas não há aulas e sim comemorações, inclusive uma atividade em que os alunos de séries mais adiantadas viram professores por um dia. Já pensou que legal???
Na República Tcheca, o Dia do Professor é um feriado não oficial, comemorado em 28 de março. Neste dia as crianças levam flores para seus professores e representantes do governo demonstrar agradecimento a esta profissão premiando os melhores professores.
Na Argentina o dia é comemorado em 11 de setembro, por ser o aniversario de morte de Domingo Faustino Sarmiento, pedagogo, escritor e político importante para o país. Professores e alunos festejam o dia com comemorações especiais.
Na Coréia do Sul o Dia do Professor é 15 de maio. O costume naquele país é presentear os professores com cravos e ex-estudantes prestam homenagem aos seus antigos professores visitando-os e oferecendo-lhes presentes.

Curiosidades

Na Grécia Antiga os professores eram filósofos que ensinavam a observar o mundo e pensar sobre ele. Não existiam salas de aula e escolas como conhecemos e os professores ensinavam embaixo de tendas ou praças.
 
FELIZ DIA DOS PROFESSORES À TODOS AQUELES QUE SE DEDICAM A EDUCAÇÃO...
E QUE TENHAM SEMPRE DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR EDUCANDO E TRANSFORMANDO VIDAS...
PARABÉNS PELO NOSSO DIA!

Amigo Verde - 21 de setembro na EECAP






Dia da Árvore EECAP 2011